quarta-feira, 4 de julho de 2007

Instalação do Mantis


Mantis é um sistema de gerenciamento de erros (bugtracker) escrito em php para trabalhar com banco de dados MySQL, MS SQL ou PostgreSQL e com servidor Web. Algumas pessoas também usam este sistema como ferramenta administrativa de conteúdo de funções de funcionários. É GPL !!!
Pode ser instalado em Linux, Windows, Mac OS, OS/2 e outros.O acesso ao sistema é através de seu browser preferido (Firefox, é claro :-D ) .
Tem versão traduzida para o português (brasil) e mais 67 linguagens.
Trabalhamos separado por projetos, podemos ter sub-projetos e categorias, os usuários podem ter diferentes níveis de acesso, temos vários filtros e relatórios, podemos criar campos, anexar arquivos, enfim, várias características importantes para um bom gerenciamento.
Veja mais características:
http://www.mantisbt.org/wiki/doku.php/mantisbt:features

Como dependência para a instalação do Mantis, temos a famosa Tríade:

MySQL - 3.23.2 ou maior
PHP - 4.0.6 ou maior
Web Server - Apache ou IIS(urgh!.. fique com a primeira opção)

Seu processo de instalação é fácil, não requer conhecimento de php, apenas algum conhecimento de MySQL.

Queres instalar no Linux ? Siga os passos:

Da página oficial fazemos o download a última versão instável para sua pasta padrão
http://www.mantisbt.org/download.php
Exemplo: mantis-1.0.8.tar.gz

Descompactamos através do comando:

# tar -zxvf mantis-1.0.8.tar.gz
Será criada uma pasta com o nome mantis-versão, no caso mantis-1.0.8

Mova esta pasta para diretório de instalação e uso de seu servidor Web, no caso do Apache, a localização do conteúdo, normalmente é /var/www/html/ ou var/www/. Aproveite e coloque com o nome mantis para facilitar.
Exemplo:
# mv mantis-1.0.8 /var/www/mantis
Vi em documentações que bastava acessar esse diretório via web e preencher a tela, mas encontrei alguns problemas por causa do sql, então para facilitar aconselho a entrar no mysql e criar o banco de dados, o usuário para administração e seus privilégios.
Obs.: é necessário a senha do usuário root do banco, ou usuário com privilégios de root
Entre no mysql

# mysql -u root -p
Enter password: *****

#mysql> create database bugtracker;

(cria o banco de dados bugtracker)

#mysql> GRANT ALL PRIVILEGES ON bugtracker.* to mantisadm@localhost;
(dá direitos para o usuário que eu quero usar como administrador deste banco, no caso usei mantisadm)

#mysql> SET PASSWORD FOR 'mantisadm'@localhost=PASSWORD('senha');
(Senha para o meu usuário mantisadm, em senha coloque a sua)

# mysql> FLUSH PRIVILEGES;
(Confirma os privilégios)

#mysql> quit;
(Sai do Mysql)
Agora entre pelo seu browser em http://localhost/mantis (lembrando que localhost é o endereço do servidor web onde foi instalado). Automaticamente será direcionado para http://localhost/mantis/admin/install.php que carregará a tela de entrada de dados iniciais para a criação das tabelas e pré-configuração do sistema Mantis. Lembre que Admin Username e Admin Password são as informações do usuário administrador criado no MySQL, no nosso caso, mantisadm.

Agora a tela é auto-explicativa. Se tudo acima foi feito corretamente não terá problemas, e finalizará mostrando o link Continue para tela inicial.

Antes de entrar:

  • Acertar a linguagem para o nosso português, para isto altere a variável p_lang no arquivo mantis/core/lang_api.php no seu editor de texto trocar
function lang_get($p_string, $p_lang = null ) por
function lang_get($p_string, $p_lang = 'portuguese_brazil')
  • Um arquivo de configuração será criado na pasta mantis, o config_inc.php, altere e acrescente algumas varíaveis para facilitar ( o arquivo config_inc.php.sample tem um exemplo). No nosso caso, alterei o usuário administrador deste banco, pois por default utiliza o usuário root do Mysql e acertei as variáveis de envio de e-mail. Ficou mais ou menos assim:

    $g_hostname = 'localhost';
    $g_db_type = 'mysql';
    $g_database_name = 'bugtracker';

    $g_db_username = 'mantisadm';
    $g_db_password = 'senha';
    # --- variáveis de e-mail -------------
    $g_administrator_email = 'adminmantis@provedor.com.br';
    $g_webmaster_email = 'webmaster@provedor.com.br';
    # Campo "De" do e-mail
    $g_from_email = 'adminmantis@provedor.com.br'';
    # Endereço de retorno do e-mail
    $g_return_path_email = 'adminmantis@provedor.com.br'';

Agora podemos recarregar a tela inicial http://localhost/mantis/ (localhost=endereço servidor web)
O usuário padrão que é criado automaticamente para uso do sistema é administrator com a senha root. Entre com este usuário no primeiro acesso, pois o resto de sua configuração é feita somente pelo browser, bem simples e prático.

Resolvendo os avisos da tela inicial.

  • WARNING: You should disable the default "administrator" account or change its password.
    Troque a senha inicial do usuário administrator em Gerenciar usuários.
  • WARNING: Admin directory should be removed.
    Remova o diretório admin dentro pasta mantis, pois este foi utilizado para a criar as tabelas e na configuração inicial do sistema.

Dica: antes de liberar para uso, crie seu(s) projeto(s), adicione sub-projeto(s) e categorias do projeto. Isto é importante, pois ao relatar um caso o usuário escolhe o projeto e a categoria. Como exemplo de categoria sugiro: Erro e Melhoria. (obs.: adiciono a categoria dentro do próprio gerenciamento do projeto, é estranho, mais é prático! Outra coisa, posso neste neste mesmo ponto adicionar novos campos válidos somente para o projeto!)

Agora crie o seu usuário no link Criar uma nova conta da tela inicial e valide sua conta através do e-mail que irá receber.

Pronto !!! Ufa !!! Acabou um pouco extenso para blog, mas penso que pode ser útil para alguém.

Bom trabalho e boa sorte!!!

Referências
www.mantisbt.org
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=6710

44 comentários:

Anônimo disse...

Edson,

Você teria as configurações para a instalação do Mantis com o Postgres? Já procurei literatura e não encontrei. :( Se puder, me envia através do e-mail libri_online@hotmail.com.

Atenciosamente
JMelo

Anônimo disse...

primeiramente parabens pelo artigo, impressionante, ajudou mto no meu trabalho.

2ª coisa, sera q tem como ajudar na parte do e-mail? é minha unica dificuldade

obg
Thiago

Edson Luiz Castilhos disse...

Manda um e-mail para ecastilhos@gmail.com me dizendo qual a sua dificuldade. Não esquece de informar dados do sistema operacional, assim posso te passar algumas dicas.

Anônimo disse...

Nota 10!!!

Anônimo disse...

As dicas me ajudaram bastante na configuração de e-mail.

tesTset disse...

Estou implementando o Mantis aqui no meu trabalho e só estou com uma dificuldade...

O email que vai para os programadores quando eu atribuo um bug vai com o localhost... minha máquina se chama RBST1234 e tenho que passar esse parâmetro no link do email que eles vão receber... já tentei mudar tudo que encontrei como localhost mas não tá dando certo...

Por exemplo:
O seguinte caso foi ATRIBUÍDO.
===============================
http://localhost/mantis-1.1.0/view.php?id=76

Preciso que fique assim:
O seguinte caso foi ATRIBUÍDO.
===============================
http://rbst1234/mantis-1.1.0/view.php?id=76


Sabes onde eu mudo isso???
Obrigado, Fernando

Anônimo disse...

Cara,vc mandou bem.. tudo perfeito, é só seguir o passo a passo não tem erro...
me ajudou principalmente para instalar a versão em desenvolvimento a 1.2.
valeu mesmo cara..

Anônimo disse...

Muito bom o post. parabéns!

me ajudou bastante.

OBRIGADO

O pai de João Victor disse...

Edson, meus parabéns. Passei um bom tempo procurando algo no google do tipo "tutorial de instalação do mantis no windows" e não encontrei absolutamente nada. Localizei seu artigo e segui o passo a passo usando o Wamp Server 2.0 e como você disse, apesar de umas bronquinhas na hora de instalar, consegui fazer o mantis funcionar redondo (pelo menos até agora). Seu artigo está digno de um "Tutorial". Parabéns pela iniciativa.

Unknown disse...

Edson,

Estou começando agora a trabalhar com o Mantis. Teu artigo ajudou muito. Obrigado.

Att
Jovani

Unknown disse...

Edson,

Estou começando a trabalhar com o Mantis. Teu artigo ajudou muito. Parabéns.

Obrigado
Jovani

Unknown disse...

Edson,

Estou começando a trabalhar com o Mantis. Teu artigo ajudou muito. Parabéns.

Obrigado
Jovani

Deinha disse...

Edson,

Estou precisando da sua ajuda para instalar o Mantis no Windows XP. Não sei porque não está funcionando. Eu instalei o XAMPP. Instalei o Mantis na pasta do xampp em htdocs. Mas, nao conseui abrir o endereco http://localhost/mantis-1.1.7 no Firefox. Alguma luz?
Obrigada,
Andrea.

Edson Luiz Castilhos disse...

Andrea
Faz muito tempo que eu instalei no windows, mas... teu problema pode ser no apache, tenta só http://localhost/ para ver se funciona o apache, se funcionar teu problema pode ser de nome de pasta do mantis ou onde você colocou essa pasta.
Boa sorte
Aconselho a todos a dar uma olhada no programa trac ( http://trac.edgewall.org/) trabalhando junto com o Subversion. Substitui o Mantis pelo Trac.

Deinha disse...

Oi Edson,

Aparentemente o aplicativo XAMPP que eu instalei e configurou o Apache, MySql e o FileZIlla exibe que o servico foi inicializado e em Services exibe started mas o endereco http://localhost/ realmente nao funciona. Nao sei o que pode estar ocasionando isto.:-(

Obrigada pela atenção,
Andrea.

deinha disse...

Edson,

Consegui colocar para funcionar o Mantis...agora estou correndo atras das configurações com o TestLink.

Existe algum motivo pelo qual vc escolheu o trac ( http://trac.edgewall.org/) trabalhando junto com o Subversion? É melhor?

Obrigada,
Andrea.

Unknown disse...

Preciso de uma ajuda ... troquei a senha do administrador e agora não funciona mais .... O QUE EU FAÇO ????

Marcelo Lourenço disse...

Olá Simone.

Faz o seguinte:

Entre na tela de login;
Clique no link "Perdeu a sua senha?";
Informe o Nome do usuário administrador;
Informe o e-mail do seu usuário administrador;
Clique no botão enviar;

Será enviado um correio "Reajuste de Senha" para caixa de correio do Administrador;
Neste e-mail há um link.

Clique no link;
Ao ser redirecionada para pagina "Minha Conta" no Mantis Informe e confirme a nova senha e clique em "Atualizar Usuário".

Att.
Mlourenço

Unknown disse...

Bom dia.
Preciso de uma ajuda.
Consegui instalar na minha máquina o Mantis, porém não consigo deixar ele com aesso externo via browser.
Alguém pode me ajudar ?
Obrigada.

Marcelo Lourenço disse...

Oi Simone.

Geralmente utilizamos a porta 80 ou 8080 (padrão apache). Porém, se você utiliza o Speedy (Telefônica) não conseguirá acesso externo porque a porta é bloqueada.
O jeito é alterar ou acrescentar uma porta.

Faz assim:
Acesse o arquivo httpd.conf na sua pasta Apache/conf
Localiza a linha: Listen 80 (caso você não tenha modificado a porta no momento da instalação do Apache);
Substitua ou adicione logo abaixo: Listen 50000
Reinicie seu Apache.

Agora é só acessar: http://SeuIp:50000/
Se estiver tudo certo, você terá como retorno a página "Index" do Apache com a mensagem: It works!.

Para acessar a página do Mantis digite: http://SeuIp:50000/SuaPastaMantis

obs.: Se você usa Windows, talvez tenha que liberar a porta 50000 no seu Firewall para acessos TCP.

Pra garantir que está tudo funcionando bem. Peça para um amigo acessar este endereço.

att.:MLourenço

fg disse...

Boa Tarde.
Insatalei o Xampp na minha máquina e consegui fazer a integração com o mantis.
Desde semana passada, depois de 5 minutos que o apache e o mysql foram startados, o acesso no mantis trava e só volta depois de parar e re-startar o apache e o mysql.
Depois de 5 min ocorre tudo novamente.
alguem pode me ajuda?

Guilherme

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Alan disse...

Olá eu tenho o Mantis rodando aqui na empresa inclusive, já fiz uma migração de servidor depois vou criar um blog e um tutarial para ajudar as pessoas como você faz rsrsrs...

Mas instalei o JPGRAPH para mostrar gráficos e relatórios e não consigo fazer funcionar, você já teve que fazer isto?

Abraços

Anônimo disse...

Nao consigo fazero primeiro login, alguem pode me ajudar?

Grao

Ricardo

Edson Luiz Castilhos disse...

Primeiro acesso, tá no post:
"Agora podemos recarregar a tela inicial http://localhost/mantis/ (localhost=endereço servidor web)
O usuário padrão que é criado automaticamente para uso do sistema é administrator com a senha root. Entre com este usuário no primeiro acesso, pois o resto de sua configuração é feita somente pelo browser, bem simples e prático."

Anônimo disse...

Muito bom o trabalho. Alguém poderia me ajudar no seguinte:
Depois que instalei o mantis consegui acessar mas percebi que ele fica logado - operando - por algum tempo somente. Se eu acessar e sair já não consigo usar mais. Não acessa mais nada.

Obs: Servidor Wamp funcionando perfeitamente.

Valeu.
Obrigado. Tiago

Maria Angélica disse...

Olá

Estou utilizando o banco postgres, poderia me falar quais sao as configuraçoes?

Obrigada

Anônimo disse...

Edson bom dia,

Utilizo o mantis na empresa em que trabalho, gastaria de saber se connhece a bibliotécnica jpgraph-1.27.1 que gera alguns gráficos no mantis e se conhecer como faço para configurar este serviço no mantis. Se tiver alguma resposta e se for possivel favor enviar para meu email rnascimento@cabtec.com.br
desde já agradeçoa a atenção.
Atenciosamente,
Rivelino alves.

Alexandre disse...

Muito bom post ... parabéns, esta funcionando aqui, segui os passos e está legal =D /applaud

Francisco disse...

Amigo, quero rodar o mantisbt-1.2.3 junto com o xampp no ubuntu 10.10. A sua dica de colocar o mantis no caminho /var/www/ acho que nesta versãp não rola mais. Então coloquei na pasta htdocs do xampp como fiz no windows 7, só que esta dano o erro abaixo e como não sou expert gostaria de uma ajuda.

Acesso Proibido!
Você não tem premissão para acessar o objeto requisitado. Ele pode estar protegido contra leitura ou não ser legível pelo servidor.
Se você acredita ter encontrado um problema no servidor, por favor entre em contato com o webmaster.
Error 403
localhost
Dom 21 Nov 2010 14:22:37 BRST
Apache/2.2.14 (Unix) DAV/2 mod_ssl/2.2.14 OpenSSL/0.9.8l PHP/5.3.1 mod_apreq2-20090110/2.7.1 mod_perl/2.0.4 Perl/v5.10.1
Como consego acertar isso?
grato

Edson Luiz Castilhos disse...

Francisco
Quanto ao caminho /var/www não está associado ao Mantis ou versão dele, mas sim onde seu servidor web considera sua página incial que no windows pode ficar htdocs. Quanto ao seu problema de erro 403 que dizer que seu servidor web não deve estar aceitando requisições do localhost (sua própria máquina), então siga esta dica: http://www.guiadohardware.net/comunidade/xampp-acesso/940951/

Edmar Carvalhaes disse...

Kra tudo bem? Eu sei que este post é antigo mas não estou achando nada em lugar nenhum. É o seguinte eu instalei ele na minha máquina (WINDOWS) e funcionou perfeitamente, coloquei um projeto teste e tudo.
Descompactei o arquivo do zero novamente e mandei para o meu servidor web e na hora que eu fui acessar pra fazer a instalação ele dá um erro bem aqui:
Warning: require_once(utf8/utf8.php) [function.require-once]: failed to open stream: No such file or directory in C:\HostingSpaces\somartech.com.br\projetos.somartech.com.br\wwwroot\core.php on line 111
No meu PC (com windows) este erro não aparece, mas no meu servidor aparece e com isto eu não consigo instalar ele. Sabe o que fazer? Veja aí (http://projetos.somartech.com.br) e descompatei a pasta e mandei para o diretório principal e dá este erro.

Jorge Saud disse...

Fiz a Ativação dos graficos do Mantis, mas ao acessar Gráfico de síntese por categoria informa que não há dados.... Criei as categorias novas e adicionei ao projeto.

Rafael Fischer disse...

Você já conseguiu instalar em com um banco MSSQL. Estou tentando mas esta dificil. O mantis se comunica com o banco, porém não cria a database. Já viu algo parecido?

O Banco/servidor é SQL2008 32bits e a maquina onde ficara o mantis é win7 32 bits com xamp instalado.

Aguardo retorno.
Atenciosamente;
Rafael Fischer

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Emerson Wanderley disse...

Estou implementando o Mantis aqui no meu trabalho e só estou com uma dificuldade...

O email que vai para os programadores quando eu atribuo um bug vai com o localhost... minha máquina se chama SERVER e tenho que passar esse parâmetro no link do email que eles vão receber... já tentei mudar tudo que encontrei como localhost mas não tá dando certo...

Por exemplo:
O seguinte caso foi ATRIBUÍDO.
===============================
http://localhost/mantis-1.1.0/view.php?id=76

Preciso que fique assim:
O seguinte caso foi ATRIBUÍDO.
===============================
http://SERVER/mantis-1.1.0/view.php?id=76


Sabes onde eu mudo isso???
Obrigado, EMERSON

Emerson Wanderley disse...

Estou implementando o Mantis aqui no meu trabalho e só estou com uma dificuldade...

O email que vai para os programadores quando eu atribuo um bug vai com o localhost... minha máquina se chama SERVER e tenho que passar esse parâmetro no link do email que eles vão receber... já tentei mudar tudo que encontrei como localhost mas não tá dando certo...

Por exemplo:
O seguinte caso foi ATRIBUÍDO.
===============================
http://localhost/mantis-1.1.0/view.php?id=76

Preciso que fique assim:
O seguinte caso foi ATRIBUÍDO.
===============================
http://SERVER/mantis-1.1.0/view.php?id=76


Sabes onde eu mudo isso???
Obrigado, Emerson

Emerson Wanderley disse...

Bom Dia, estou com o seguinte problema... quando faço alteração nos chamado e enviado uma e-mail para os responsáveis porém o assunto chega com um padrão mantis..... como faço pra alterar?

Edson Luiz Castilhos disse...

Emerson
Pelo o que entendi, tu terias que alterar config_inc.php
$g_hostname = 'localhost'; para
$g_hostname = 'SERVER';

porém esse nome SERVER teria que ser resolvido de alguma forma, por DNS ou por um arquivo host em cada estação(inclusive a tua, pois quando está se referindo a localhost que quiser a própria máquina.
Abraço.

Leticia disse...

Bom Dia Edson, fizemos a configuração e toda a instalação, porém não conseguimos de forma alguma fazer com que seja enviado email dos issues, teria alguma dica para me dar ?
Agradeço qualquer ajuda.

Alexandre de Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre de Paula disse...

Apanhei e não consegui instalar o Mantis com PostgreSQL. Estou usando a versão 8.3 do banco.
Como faz pra instalar com PostgreSQL, tem tutorial?

E-mail: alexandredepaula.sousa@gmail.com

obrigado!

InfTec Blog disse...

Edson,
Instalei o Graficos e o Gantt chart.
Não aparece gráfico nenhum.
Tem alguma coisa que pode ser feita?

Edson Luiz Castilhos disse...

Pessoal foi deixar essa postagem, pois ainda pode servir para alguém, mas estou fechando os comentários, pois não acompanhei mais a evolução deste produto! Abraços